sexta-feira, 8 de novembro de 2013

África - 04

A Arte dos Ndebele

Eles habitam a região de Lesedi, na África do Sul e, com cerca de 650 mil pessoas, são uma das poucas nações que conseguiram preservar suas tradições. Mesmo sendo uma sociedade patriarcal, a conhecida herança artística dos Ndebele foi passada de mãe para filha ao longo dos séculos e apenas as mulheres se dedicam aos grafismos e artesanatos.





Os grafismos são puramente artesanais e desenhados à mão livre, sem medições ou esboços. À primeira impressão, são as de imagens abstratas, mas na verdade tudo é feito baseado num complexo sistema de sinais e símbolos.
  


Esther Mahlangu (foto acima) conquistou o mundo com a sua arte. 
Abaixo, carro da marca BMW estilizado por ela em 1992



domingo, 3 de novembro de 2013

África - 03



Os Masai (ou massais) são um grupo étnico de seminômades, localizados no Quênia e no norte da Tanzânia.
De acordo com pesquisas formam um população total de 883.000, divididos entre o Quênia (453.000) e a Tanzânia (430.000). Os Masai falam o idioma Maa e sua religião é o Animismo Monoteísta







sábado, 2 de novembro de 2013

El Dia de los Muertos


No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro.

"Las Calaveritas" Pelos alunos dos 6º Anos Cora Coralina e Vinícius de Moraes




sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Esculturas Modernas + Arte Objeto




























Alguns dos últimos trabalhos de 2013, realizados pelos alunos dos 8ºs anos Castro, Graciliano e Clarice. Eles se basearam em artistas modernos da escultura e na Arte Objeto de Arman.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

África - 01

Último Bimestre acontecendo, fim do ano chegando... e o Projeto "África - Arte e Cultura" acontecendo...


Quem disse que na África não tem neve? Olha aí o Monte Kilimanjaro ao fundo da savana africana. Seu nome significa "Montanha Branca" no idioma Masai (Oldoinyo Oibor)
e significa Montanha Brilhante em Kiswahili (Kilima Njaro). O Kilimanjaro fica entre os países do Quênia e da Tanzânia. é o ponto mais alto da África, com uma altitude de 5 895m no Pico Uhuru. Este antigo vulcão, com o topo coberto de neve ergue-se no meio de uma planície de savana, oferecendo um espetáculo único.