VAN GOGH: um artista inquieto
Vincent Van Gogh (1853-1890) viveu muito tempo na França e conheceu os impressionistas. Teve uma experiência de vida muito dramática que se concluiu com um acidente – onde muitos ainda acreditam Sr um suicídio. Pelo temperamento inquieto e pela originalidade da sua a obra, permaneceu isolado tanto na vida quanto n arte.
Van Gogh usa a cor de como novo: pinceladas marcadas, uma pasta cromática densa, tintas usadas muitas vezes no estado puro. A pincelada constrói a imagem com traços vorticosos, ás vezes feitos com o cabo do pincel. A Paisagem foi o tema preferido de Van Gogh. Cada obra do campo, do vilarejo, é uma interpretação subjetiva do artista. A estrutura das suas pinturas é dinâmica, ondulada; os céus não são serenos, mas vincados de nuvens vorticosas: sol e a lua espalham a sua luz com raios de pura cor amarela.
A Mensagem
Toda a obra de Van Gogh transmite uma mensagem forte e apaixonada: a carga expressiva de sua pintura revela os estados de animo do artista, a sua alegria ou sua dor. Os Românticos comunicavam essas emoções com uma pintura ainda tradicional. Van Gogh o fez usando a cor, a técnica, o desenho de modo expressivo. Mensagem artística, que caiu no vazio enquanto o artista estava vivo foi recebida com entusiasmo pelos jovens pintores que vieram depois dele.
Autorretrato, 1887
Nenhum comentário:
Postar um comentário