*** COPIAR NA SULFITE PARA O PORTFÓLIO ***
O QUE É ARTE MODERNA?!
Arte Moderna é um termo que se refere às expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até a metade do século XX. Na arte moderna vê-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, do aumento das velocidades, da fotografia, do cinema, do avião, do estudo da mente entre outros elementos que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes. Como resultado, os principais movimentos artísticos voltaram-se para três correntes, a saber:
- Estilo: os artistas buscaram o rompimento das regras na busca de um novo estilo capaz de expressar a vida moderna. Os movimentos mais destacados são: Fauvismo, Precisionismo, Futurismo, Cubismo, Escola de Paris entre outros.
- Pensamento: os artistas experimentalistas declararam que o objetivo da arte não era o da simples representação do visível, mas a expressão interior da emoção e da sensibilidade. Os movimentos mais destacados são: Abstracionismo, Expressionismo, Dadaísmo, Surrealismo.
- Função: designers, ilustradores e arquitetos passaram a se preocupar com a funcionalidade da arte, sem o descuido da forma, sendo o modo de vida das pessoas a maior preocupação. Os movimentos mais destacados são: Arts & Crafts, Art Noveau,Construtivismo, Bauhaus, De Stijl, Art Decó, Estilo Internacional entre outros.
Chama-se genericamente modernismo (ou movimento moderno) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam.
Encaixam-se nesta classificação a literatura, a arquitetura, design, pintura, escultura a música, e outras novas formas de arte modernas.
O movimento moderno baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das Artes Visuais, Literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma NOVA CULTURA. Esta constatação apoiou a ideia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso". Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e iminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.
A palavra moderno
também é utilizada em contraponto ao que é ultrapassado. Neste sentido,
ela é sinônimo de contemporâneo, embora, do ponto de vista
histórico cultural, moderno e contemporâneo abranjam contextos
bastante diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário