[COPIAR NA SULFITE PARA O PORTFÓLIO]
As cores e formas da tribo africana Ndebele
Cheio de curiosidades e costumes interessantes a África é um continente muito belo, paisagens pitorescas, muitas histórias, pessoas simpáticas e uma cultura muito rica. O grupo étnico Ndebeles está localizado na África do Sul, as tribos possuem um costume bem diferente de estampar as suas casas com muitas cores e formas vibrantes.
O grupo com cerca de 650 mil pessoas, são uma das poucas nações que preservam suas tradições. Mesmo sendo uma sociedade patriarcal, a conhecida herança artística dos Ndebele foi passada de mãe para filha ao longo dos séculos e apenas as mulheres se dedicam aos grafismos e artesanatos. Uma casa bem pintada indica que a mulher da casa é uma boa esposa e mãe. Ela é responsável pela pintura das portas, paredes frontais, paredes laterais e geralmente, o interior de sua casa.
Na nação Ndebele, as mulheres andam tão enfeitadas quanto suas casas. No pescoço, colares formados por anéis de cobre simbolizam fidelidade aos seus maridos, assim como os anéis. Sempre em xales coloridos, elas são responsáveis por manter a cultura e a tradição do povo, passando-a para as próximas gerações.
Um dos melhores lugares para se observar esta forma de arte é Mapoch, cerca de 40 km a oeste de Pretoria. Outra aldeia Ndebele que merece uma visita é Mpumalanga, situada no leste da África do Sul, norte de KwaZulu-Natal e na fronteira com a Suazilândia e Moçambique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário