[COPIAR NA SULFITE E COLOCAR NO PORTFÓLIO *apenas aqueles que não fizeram a pesquisa]
A perfeição da representação e o estilo harmonioso fazem da figura de 23.000 anos (mais ou menos) da "Vênus de Willendorf" uma das mais expressivas obras do Paleolítico. A Vênus de Willendorf foi encontrada em 1908, durante uma escavação arqueológica em Willendorf, Viena, Áustria.
A figura de uma mulher adulta foi esculpida em pedra calcária fina com ferramentas de pedra (líticas), e foi originalmente revestida com giz vermelho. No Período Paleolítico, o vermelho era um símbolo de vida, morte e renascimento. Apesar do seu pequeno tamanho, muitos detalhes são reproduzidos com notável realismo. Braços finos decorados com anéis descansam sobre os seios pesados. A cabeça ligeiramente inclinada tem um penteado elaborado.
A curiosa ausência de quaisquer características faciais eleva a Vênus de Willendorf acima do indivíduo, ao mesmo tempo que lhe confere uma multiplicidade de rostos. Em vez de representar um indivíduo em específico, é portadora de uma mensagem universal que foi compreendida em toda a Europa no seu tempo, mas que ficará para sempre escondida de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário