segunda-feira, 6 de julho de 2020

ATIVIDADE 9º ANOS - Julho

EXPRESSIONISMO ABSTRATO

     O Expressionismo Abstrato foi um movimento que floresceu em Nova York a partir de 1940 e acabou exercendo forte influência sobre a Europa nas décadas de 50 e 60 do século XX.
     Foi o primeiro movimento que seguiu o caminho inverso do tradicional: em vez de seguir da Europa para a América, foi da América para a Europa.
     Anunciava o surgimento de uma arte "verdadeiramente norte-americana", com forte domínio do subconsciente.
Guiados pelo automatismo
     O automatismo, conceito forte em movimentos como o Surrealismo, aqui também encontra-se presente, principalmente na forma das Action Paintings e tinha, entre seu principal expoente, Jackson Pollock.
AUTOMATISMO Aquilo que é automático. Falta de vontade própria. Diz-se de uma atividade literária/pictórica, em que o artista se deixa levar exclusivamente pelo subconsciente.
     As principais características do Expressionismo Abstrato eram a revolta contra a pintura tradicional, a liberdade e a espontaneidade.
     Quanto à espontaneidade, em especial, as Action Paintings de Pollock - outro nome pelo qual é conhecido o Expressionismo Abstrato, ou seja, um método de pintura que privilegiava a rapidez da execução, a espontaneidade "eruptiva" e condenava a premeditação - são bastante bem sucedidas.
Métodos em nada Acadêmicos
     Um dos aspectos mais curiosos ligados à sua personalidade era a maneira como realizava suas obras: estendia a tela no chão, utilizando-se de varas, facas, colheres de pedreiros, gotejamento de líquidos e até areia, com a finalidade de tornar-se parte integrante de sua obra e fazer com que "a vida" da pintura "viesse à tona" (daí o conceito de Action Painting).
A expansão do termo
     O termo expressionismo abstrato, entretanto, acabou ainda sendo aplicado à obra de artistas não americanos que viviam em NY como Willem de Kooning (nascido na Holanda) e Mark Rothko (nascido na Rússia).
     Nem o primeiro possui uma obra considerada totalmente abstrata, nem o segundo uma obra considerada expressionista (é menos agitada que a de seus colegas americanos, sendo chamada de color field painting e não de action painting).

Nenhum comentário:

Postar um comentário